EEA GRANTS | Reuniões entre Portugal e Países Doadores promovem visitas a projetos apoiados

EEA Grants
Programa Cultura

Campilhas Internacional (MVAC – Mala Voadora Associação Cultural) 

Portugal recebe na próxima semana a Reunião Anual do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 e a 10.ª reunião do Comité de Cooperação do Programa Cultura - EEA Grants.

No decurso destas iniciativas serão promovidas visitas a projetos apoiados no âmbito do programa Cultura, em Portugal Continental e nos Açores, em que se incluem os projetos Temporadas, Terra Incógnita, Campilhas e Centro Cultural Costeiro. Será ainda realizada uma sessão de cinema no âmbito do projeto FILMar, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Com um financiamento de 9 milhões de euros, o Programa Cultura visa apoiar projetos que promovam o desenvolvimento social e económico através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural em Portugal.

Gerido pela Direção-Geral do Património Cultural (Operador de Programa), em parceria com a Direção-Geral das Artes (Parceiro de Programa), o Programa Cultura prevê o apoio à reabilitação e requalificação de património móvel, imóvel e imaterial das zonas costeiras, projetos de salvaguarda de património subaquático e um projeto de digitalização e divulgação de obras fílmicas ligadas à temática do mar (no eixo do Património Cultural) e ainda projetos de programação artística em territórios de baixa densidade de Portugal continental e das regiões autónomas, abrangendo as áreas da arquitetura, artes plásticas, artes de rua, circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares, dança, design, fotografia, novos media, música e teatro (no eixo das Artes).

O concurso Connecting Dots do Programa Cultura EEA Grants Portugal apoia 9 projetos implementados em 6 regiões do país: dois nos Açores, dois no Alentejo, dois no Centro, um no Algarve, um na Madeira e um no Norte. Os projetos artísticos são desenvolvidos através de parcerias com entidades e municípios portugueses e entidades dos Países Doadores. Os projetos têm uma duração entre 20 e 24 meses e envolvem - globalmente - a participação (em parceria) de 20 municípios, 25 entidades portuguesas e 17 entidades dos Países Doadores (11 da Noruega, 5 da Islândia e 1 do Liechtenstein).


Saiba mais sobre o programa Cultura em www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/cultura/


 

 

 

 


Data de publicação: 06-10-2023


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: