Arquivo Sonoro de Castro Marim já está disponível – Projeto Particular Universal, do Programa Cultura - EEAGrants

EEA Grants

Já está disponível o Arquivo Sonoro de Castro Marim, projeto de exploração sonora que resulta de um processo de colaboração entre o projeto Particular Universal, o Município de Castro Marim e diversas entidades e cidadãos do Concelho ao longo de mais de um ano, financiado pelos EEA Grants - Programa Cultura.

Esta coleção de “retratos sonoros”, apresentada na passada quarta-feira, 8 de novembro, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, foi realizada pelo artista Carlos Norton, entre janeiro de 2022 e março de 2023, e inclui também diversas contribuições de artistas nacionais e estrangeiros que ao longo do curso do projeto Particular Universal realizaram residências artísticas em Castro Marim.

O Arquivo Sonoro de Castro Marim fica como legado tangível do projeto Particular Universal (que entre 2021 e 2023 dinamizou quase duas dezenas de residências artísticas no Concelho), e pretende ser mais que um catálogo de sons de um território - é também e sobretudo uma ferramenta de imersão na dimensão sonora do património histórico, social e ambiental de Castro Marim.

Com aproximadamente 1500 minutos de gravações sonoras e abrangendo uma ampla gama de atividades como a extração de sal, a piscicultura, o fabrico de cestos, a criação de cabras de raça algarvia e a rica avifauna das reservas naturais, este arquivo sonoro reflete a essência viva e diversificada de Castro Marim. Unindo passado e presente através da experiência auditiva, o Arquivo Sonoro de Castro Marim é um tributo à identidade única e rica desta comunidade e território, preservando-a para as gerações futuras.

Podem aceder ao Arquivo em www.arquivosonorocastromarim.pt

 

----------------

PARTICULAR UNIVERSAL é um projeto da OUT.RA – Associação Cultural, em parceria com o Município de Castro Marim, Teatro do Vestido, Filho Único e NyMusikk.

Com duração de dois anos, centrado no Município de Castro Marim (sudeste de Portugal), Particular Universal assenta em cocriações artísticas ligadas aos temas da identidade, da memória e da paisagem.

Financiamento EEA Grants: 373 842,41 €

Financiamento Total: 439 814,6 €

 

+ info: https://www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/cultura/projetos/projetos/particular-universal/

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: