dança

Próximo workshop do ciclo Black Box está com inscrições abertas

A programação da Black Box da CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora apresenta um ciclo de workshops de dança contemporânea que pretende “criar mais possibilidades de participação de diferentes públicos”, gerando novas ofertas formativas na região do Alentejo e na cidade de Évora. O próximo workshop decorre no dia 10 de abril, na Zona Industrial Almeirim Norte, Évora (Rua Anibal Tavares, 2). As inscrições estão abertas.

Workshop "Entreato: Intérprete Plural", com Ivo Saraiva, 16 março, Balleteatro, Porto

O workshop "Entreato: Intérprete Plural", com Ivo Saraiva, procurará explorar modos de interpretação múltiplos de um dado discurso em cena. "Pretende-se a experimentação do gesto interpretativo da pessoa que o gere, na sua amplitude e variação, na busca de um exercício plural de estar em cena. Propor-se-á circunstâncias várias que interessem à necessidade das ações, dos raciocínios, e da sua interrupção ininterrupta, na força de testar a volubilidade de uma prática cénica.

Workshop com Mark Tompkins sobre Composição em Tempo Real

Em 2024, O Rumo do Fumo inicia uma sequência de formações com enfoque na improvisação em dança contemporânea. A iniciativa começa com o coreógrafo e bailarino norte-americano Mark Tompkins, cujo currículo é ímpar nesta área. Com a duração de uma semana, este workshop pretende "proporcionar o encontro entre pessoas interessadas na área da improvisação em dança e artes performativas, por forma a se partilharem ideias, ferramentas e alavancas criativas para este trabalho".

Dança Participativa em Évora a partir de abril

A Escola Secundária Gabriel Pereira e as Escolas Básicas do Bairro de Almeirim, Graça do Divor, Horta das Figueiras, S. Manços, Senhora da Glória e Azaruja serão, novamente, palco da DANÇA PARTICIPATIVA. Este projeto da CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora, que recomeça no dia 9 de abril, estabelece uma ligação com o ensino formal através da realização de oficinas de dança contemporânea direcionadas ao primeiro ciclo e 9º ano de escolaridade.

Laboratório TREMURIA com Pak Ndjamena

``TREMURIA``
É simplesmente tremer a partir do eixo de gravidade, ou seja, da região pélvica, numa relação física de extensão dos movimentos controlados pela respiração, com o objetivo de explorar a consciência do corpo em movimento, deixando-se levar pelo espaço. Buscamos profundamente transcender os limites do corpo em movimento, do mais profundo ao mais elementar, para gerar novos signos, uma nova proposta ou uma nova técnica de dança que possa surgir.

Programação da NANT é conhecida na próxima semana

O Teatro Viriato convida para a Conferência de Imprensa de apresentação da 12.ª edição da mostra de dança NANT – New Age, New Time, organizada no dia 19 de dezembro, às 11h, em Viseu. 

O feminino e novas formas de questionar o mundo marcam a edição de 2024, que decorre de 17 a 31 de janeiro. O Teatro Viriato promete uma programação intensa que celebra a dança, as artes e convoca o público a descobrir novas linguagens artísticas no contexto da dança contemporânea.

CONCURSO INTERNACIONAL DANSE ÉLARGIE 2024

Termina a 3 de janeiro de 2024 o prazo para submissão de candidaturas ao concurso internacional Danse Élargie, a realizar nos dias 15 e 16 de junho de 2024, no Thèâtre de la Ville,  Paris. O concurso está aberto a artistas de todas as nacionalidades, sem limite de idade, qualquer que seja a sua prática artística inicial /original (artes visuais, teatro, dança, música, arquitetura, design, etc.), sendo a dança entendida no sentido mais amplo do termo.

Audição para o For Dance Theatre está com inscrições abertas

A coreógrafa Olga Roriz dirige FOR Dance Theatre, um curso de formação teórico-prática, avançada e intensiva (com ECTS certificados pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa), que visa munir os alunos de conhecimento e experiência que lhes permita fazer face às exigências do mercado atual na área da dança. 

Open Call: Lugar Futuro 2024

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o Lugar Futuro - Festival Internacional de Dança Jovem, a decorrer de ​21 a 24 março de 2024, no Teatro Viriato​, Viseu.

Na sua 4.ª edição, o festival mantém o objetivo de promover os jovens criadores e intérpretes de dança e constituir-se como uma plataforma para a estreia de novas obras de coreógrafos nacionais e estrangeiros, bem como para a reposição de primeiras obras de estudantes de dança ou de coreógrafos emergentes.

Páginas